Blog

As fases na vida de um Desenvolvedor de Software

Discutindo as possíveis fases na vida de um programador.

Olá pessoal, estava eu aqui pensando sobre as fases no processo de desenvolvimento da carreira de um programador e relembrando do quão hard é. A trigger que iniciou esse pensamento foi o curso de Algoritmos e lógica que estou rescrevendo e vai ser publicado gratuitamente, por enquanto. Nesse curso eu tento iniciar as pessoas em um monte de assuntos e abrir a mente delas, melhor, criar um mindset nesses alunos, um mindset de programador. Mas eu confesso aqui para vocês, por mais que eu quisesse ser simplista ou tentar tornar o processo de inserção do aluno amigável, o fato é que não é simples. As vezes pode ser frustrante o seu desempenho diante de um monte de coisas que você tem que aprender.

Lembro dos estagiários que eu contratava no passado, quando eles iniciavam ficavam totalmente perdidos, a sensação é que você está em uma guerra e você está sendo bombardeado por todos os lados, é uma analogia perfeita no início da nossa carreira. O que eu posso dizer como conforto aos novatos na área é que tudo não passa de uma fase, nós passamos e vamos por várias fases no nosso processo de crescimento, vou descrever algumas fases, sendo que eu estou em uma dessas fases, aos mais experientes eu peço que deixe comentários para as demais fases que eu não posso listar aqui, ainda.

Fase 01, ou dummie. Você inicia em um curso de programação, pode ser qualquer um, de 10 coisas que o professor fala você sabe apenas…. nenhum, nada!

Fase 02, depois de 6 meses a um ano de contato com a área, já ter escrito algum código, talvez já tem alguma coisa apresentável e publicada no GitHub. Nessa fase nós somos meio que arrogantes, sempre achamos que sabemos mais do que quem e das antigas. Ficamos criticando aquele que está usando Windows, ou aquele código que foi escrito daquele jeito ou qualquer besteira do gênero.

Fase 03, quando você inicia o seu estágio é como se fosse um castelo de cartas caindo. Você esperava aprender alguma tecnologia nova, mas você foi alocado para resolver bugs de um legado. Você achava que software é apenas as tecnologias novas que você fica lendo em artigos do Medium, eventos de tecnologia ou posts no Linkedin, mas está descobrindo agora que o mundo real e bem diferente.

Fase 04, após o seu primeiro ano trabalhando e tendo acesso a problemas reais de empresas, você começa a perceber que o que tinha que aprender sobre as tecnologias daquela empresa, você já aprendeu, o bug que você resolvia em uma semana, agora você resolve em um hora. O que era um desafio não é mais, na fase 04 ocorre a sua primeira mudança de emprego em busca de novos desafios.

Fase 05, após um ano na nova empresa, e mais de dois anos de experiência, você começa a entender o mercado e como funciona o setor de tecnologia. Não importa a empresa que você vai trabalhar, qualquer uma delas tem os projetos bons e os projetos ruins. Para estar dentro de projetos bons, não é sorte, as vezes é, mas na maioria dos casos é mais estratégia de longo prazo que te garante isso. Saber bem o negócio da empresa e aprender tudo, e em profundidade as tecnologias da empresa, geralmente faz você conseguir uma posição melhor e trabalhar nos melhores projetos também.

Fase 06, depois de 07 anos de loucura, talvez mais para alguns e menos para outros, você começa a se cansar na busca frenética por se manter atualizado na mesma velocidade que novas tecnologias do mercado são lançadas. Nesse momento você sabe muito do porque as coisas foram feitas daquele jeito, feias ou não, você sabe o porquê, os novatos não. Nessa fase você já sabe que se apoiar 100% da sua carreira em monte de tecnologias não adianta muita coisa, nessa fase você já está começando a estudar para ser uma especialista e deixar um pouco o generalista de lado.

Fase 07, nessa fase você já alcançou os seus 10 anos de experiencia. Mas quando vai iniciar em um projeto novo com tecnologias novas você tem exatamente o mesmo nível de experiencia do estagiário do seu lado, zero. Nessa fase você já usa de forma automática a sua habilidade oriunda da sua experiencia em aprender algo complexo e novo em poucas horas. Nessa fase, provavelmente você está olhando para um trabalho no exterior, na verdade o selo de 10 anos, faz com que você receba muitos contatos de recrutadores do mundo afora.

Fase 08, não sei ainda. Eu estou exatamente nesta fase.

Bom pessoal, é isso. Se tiver itens para acrescentar, por favor, usem os comentários para compartilhar os seus pensamentos. Vejo vocês no próximo artigo.

Cleison Melo

Estia Training

[email protected]
administrator
Senior Software Engineer with over 12 years of experience implementing large back-end software in Java. Including various projects as lead and manager; Lead and build the most important open source IT Service Management software in Latin America, CITSmart, certified in 13 ITIL processes that increased the company's revenue by over 30%. Redesign and build important legacy software such as (Occupational Medicine) that manages over 100,000 lives. I have published six on-line courses that are available on the Udemy platform with over 150,000 students. Awarded the prestigious 1st place, awarded to the top innovative projects.

Comments

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.