Blog

Trabalho remoto — Um futuro inevitável

Olá pessoal, hoje vamos conversar sobre um assunto que eu gosto muito de discutir sobre ele, não chega a ser polémico, mas ele também é passível de preferenciais pessoais. Vamos falar sobre o trabalho remoto, os desafios, oportunidades e por que na minha visão ele é inevitável em um futuro bem próximo.

Acredito que o grande desafio no trabalho remoto é a confiança entre os membros do time, ela tem que ser alta e acima sobre qualquer suspeita. As pessoas não trabalham por hora, as pessoas trabalham para entregar resultados. Se um resultado for entregue em 160 horas de uma pessoa por mês, tudo bem! Mas se esse mesmo resultado ocorrer em 80 horas de uma pessoa por mês, também está tudo bem.

As oportunidades oriundas do trabalho remoto são justamente o por que o trabalho remoto é inevitável para muitas áreas, principalmente a de desenvolvimento de software. Escritórios são caros de se manter e desenvolvedores são difíceis de se contratar. Pensando em custos, o trabalho remoto pode ajudar bastante nos custos fixos das empresas, alugueis de salas, contas de água e energia, internet, manutenções, salários, custos com os deslocamentos dos colaboradores e etc.

Agora sobre o por que o trabalho remoto é inevitável, é o puro resultado da oferta e demanda. Hoje no mundo inteiro a demanda por profissionais de tecnologia é muito grande e a oferta é pouca. Está trazendo um aumento significativo nos custos de qualquer projeto de tecnologia, para resolver isso, muitas empresas patrocinam o visto de trabalho para que pessoas de um país se mudem para outro, geralmente são pessoas de um país pobre que vai para um país rico, normalmente o salário pago para esse pessoal que esta chegando não é o mesmo que os locais recebem, é menor.

Mas mesmo essa solução encontra entraves, pois a burocracia dos países torna lenta o processo de contratação de estrangeiros, a solução vai ser contratar para trabalhar remoto. Empresas que são 100% remotas, que no seu DNA o trabalho remoto faz parte do seu dia a dia, vão entregar o mesmo resultado, mas a um custo muito menor. Uma empresa americana vai pagar em média por ano para um programador Java pleno/sênior um valor de $ 140.000,00 isso nos EUA, mas se a mesma empresa contratar o mesmo colaborador no Brasil, vai pagar $85.000,00 ao ano. A empresa vai reduzir consideravelmente o custo de contratação e de salário, e o colaborador vai receber em dólares morando no Brasil. A empresa vai entregar o produto final a um valor muito menor para o mercado, justamente por que o custo foi menor, e os consumidores vão comprar produtos ou serviços com um preço reduzido.

Essa transformação digital, é muito abominada pelas empresas tradicionais, pois os gerentes vão ter que saber gerenciar e liderar times usando vídeo e chat-mensagem. E mais, esses gerentes vão ter que aprender a confiar nos times, não tem como ficar micro gerenciando remotamente, tem como, mas é difícil. Outra coisa que vão ter que aprender é contratar pessoas para entregar resultados, não é para ficar 8 horas por dia a disposição. Por isso muitas empresas amam reuniões, e-mails, etc. pois são formas de mostrar que estão trabalhando, estão usando as 8 horas. Mas isso não necessariamente é convertido em resultados no fim das contas.

Minhas considerações finais são: a internet esta cada vez mais rápida e barata, processos de imigração são cada vez mais difíceis, manter aglomerações de pessoas que podem transmitir doenças iguais ao Corona pode se tornar uma constante em nossas vidas e se você não fazer essa mudança, pode ter certeza que tem uma Start-up nascendo agora que vai fazer isso e ela vai tomar o seu lugar.

Se gostou, deixe um “like” abaixo e compartilhe, isso é importante para esse artigo ser lido por muitas pessoas.

Siga-nos no Linkedin e aqui no Medium.

https://www.linkedin.com/company/est%C3%ADa-training

https://medium.com/estia-training

Cleison Ferreira de Melo

Estia Training.

[email protected]
administrator
Senior Software Engineer with over 12 years of experience implementing large back-end software in Java. Including various projects as lead and manager; Lead and build the most important open source IT Service Management software in Latin America, CITSmart, certified in 13 ITIL processes that increased the company's revenue by over 30%. Redesign and build important legacy software such as (Occupational Medicine) that manages over 100,000 lives. I have published six on-line courses that are available on the Udemy platform with over 150,000 students. Awarded the prestigious 1st place, awarded to the top innovative projects.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.