Medo de mudar

A pouco mais de uma semana atrás, 11 de janeiro de 2020, eu estava mudando de endereço novamente na minha vida, já perdi as contas de quantas vezes isso aconteceu, diferente das outras vezes, agora os meus filhos já estão grandes e a minha filha com oito anos demonstrou e foi bem franca comigo que não estava gostando da mudança de cidade inclusive a minha amada filha chorou.

A passagem histórica da minha vida que escrevi no início, foi interessante para mim e me ajudou a relembrar o quão doloroso e poderoso é o sentimento de perca que a mudança trás. O que minha filha demonstrou, poucos dias atrás, eu já senti e as vezes sinto, não sou feito de aço, mas aprendi a focar no que vem de bom das mudanças. Tudo na vida tem um preço, ficar na inercia gastando pouca energia é o que o nosso cérebro procura a todo tempo, e ele faz de tudo para se manter nesse estado; Mas precisamos procurar um equilíbrio nesse sentido, sem mudanças o homem ainda estaria dentro de uma caverna comendo carne crua. Então tudo que temos e somos vem do fato de mudar, mudar de vida, de endereço, etc.

Por mais de uma vez meu pai disse: Com esse tanto de mudanças, você nunca vai criar raízes em lugar nenhum; Ele está certo e errado ao mesmo tempo, realmente eu não tenho mais amigos iguais aos que eu deixei em Goianésia, minha cidade natal. Mas por outro lado todas as histórias de sucesso, exemplos, superação e aventuras que aquele meu povo simples lá no interior contava, eu vivi e estou vivendo hoje na minha vida. Tenho apenas 37 anos de idade, mas já sinto que tenho 100, não porque estou cansando, mas porque conheci tanta gente de lugares diferentes e também vivi em lugares diferentes com culturas diferentes que dá a impressão que sou muito mais velho.

Sobre a minha filha, um conselho foi dado em meio as suas lágrimas: Mudanças acontecem, umas são boas e outras podem ser ruins, mas o mais importante mesmo é saber tirar proveito delas e focar na parte boa, ser flexível com a vida é importante e isso nos torna mais fortes.

Faço a conclusão deste artigo te pedindo que não tenha medo de mudar, não tenha medo de mudar o seu status quo! Se tem sonhos, a mudança vai ser parte permanente na sua vida. Boa sorte!

Cleison Ferreira de Melo