Blog

Trabalho remoto e a separação entre o pessoal e profissional

Olá pessoal, uma das coisas que eu mais ouvi sobre ser ruim trabalhar remoto é o fato de as pessoas perderem o foco e misturar a rotina domiciliar com a rotina do trabalho. Vou escrever sobre como eu faço essa separação, e que no meu caso eu consigo ter mais foco trabalhando de casa do que dentro do escritório.

Por causa do vírus chinês, muitas pessoas foram obrigadas a trabalhar de casa, para muitos isso é um sonho, mas para muitos isso também é um pesadelo. Os relatos das pessoas que consideram o trabalho remoto um pesadelo são o fato de não saberem separar os afazeres pessoais dos profissionais e também, não posso deixar de lembrar, os demais membros da família que estão na mesma casa, também não saberem separar essa diferença. Eu resolvi esse problema há muitos anos, que foi a definição de regras claras de boa convivência entre os dois “papéis” pessoal e trabalho.

Minha lista de regras são:

  • Ter um lugar com porta para ser trancada, se necessário, onde eu fico trabalhando;
  • Deixo bem claro para todos da casa, que não podem entrar nesse lugar fazendo barulho, ou me chamando para ver alguma coisa, ou para me perguntar alguma coisa. O que eu falo é, eu estou aqui, mas não estou aqui.
  • A regra anterior deve ser explicada para todos sem exceção, inclusive para as crianças, elas devem ser ensinadas a respeitar que durante o dia o papai ou a mamãe estão trabalhando e por isso não devem ficar fazendo barulho no seu lugar de trabalho.
  • Não ligo tv ou deixo nada perto de mim que não seja material de trabalho.
  • No horário do almoço eu vou gastar o mesmo tempo que gasto quando estou trabalhando no escritório.
  • Horário de iniciar e encerrar o dia trabalho é exatamente o mesmo de quando eu estou no escritório.
  • Não fico olhando ou falando no celular, só porque estou em casa.

Olhando para essas regras você vai notar que você vai ter poucas interrupções ou nenhuma. E muitas das vezes isso não é possível dentro do escritório. Dezenas de reuniões que iniciam com uma pauta não muito bem definida e finaliza sem planos de ações. Junte a isso os e-mails, chat, colega do lado te chamando para te perguntar alguma coisa, a ida para tomar café, etc. Em casa eu tenho somente um tipo de interrupção, o chat. E mesmo assim a quantidade é menor do que quando se está trabalhando no escritório.

A empresa que trabalho atualmente não é uma big amiga do trabalho remoto, mas por causa da gripe chinesa, teve que dar o braço a torcer. Meu gerente vive me perguntando o que eu estou achando sobre trabalhar de casa, minha reposta é curta e grossa: por mim pode ser para sempre assim, eu estou produzindo duas vezes mais agora!

Espero que minhas regras ajudem também aqueles que estão tendo algum tipo de problema ao trabalhar de casa. Se vocês gostaram desse artigo, por favor, compartilhe ele.

Não deixem de dar o seu “like” e de deixar um comentário de como você gerencia o seu processo de trabalhar remoto de casa.

Cleison Melo.  

Estía Training

[email protected]
administrator
Senior Software Engineer with over 12 years of experience implementing large back-end software in Java. Including various projects as lead and manager; Lead and build the most important open source IT Service Management software in Latin America, CITSmart, certified in 13 ITIL processes that increased the company's revenue by over 30%. Redesign and build important legacy software such as (Occupational Medicine) that manages over 100,000 lives. I have published six on-line courses that are available on the Udemy platform with over 150,000 students. Awarded the prestigious 1st place, awarded to the top innovative projects.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.